Análise das políticas educacionais e desafios para a língua indígena Garifuna em Honduras
Dossier | (R)existencias del racismo epistémico en el Sur Global
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Palavras-chave

Línguas indígenas; Língua Garifuna; Minoritarização lingüística; Interculturalidade; Políticas educacionais. Lenguas Indígenas; Lengua Garífuna; Minorización Lingüística; Interculturalidad; Políticas Educativas. Indigenous language; Garifuna Language; Linguistic Minorization; Interculturality.

Como Citar

García Sandoval, R. (2022). Análise das políticas educacionais e desafios para a língua indígena Garifuna em Honduras. Pacha. Revista De Estudios Contemporáneos Del Sur Global, 3(8), e210113. https://doi.org/10.46652/pacha.v3i8.113

Resumo

O principal objetivo desta pesquisa é analisar as políticas educacionais e os desafios da língua indígena garífuna no contexto da política de educação bilíngüe intercultural hondurenha. Os Garínagü, inicialmente conhecidos até grande parte do século 20 como caraíba negra, são a expressão de um processo de miscigenação entre africanos de diferentes origens e povos indígenas caraíba-arauacos (Aikhenvald, 2006) que ocorreu durante o período colonial nas Antilhas Menores, principalmente na ilha de São Vicente (Yurümein). Esta pesquisa visa analisar, de uma perspectiva crítica, os efeitos da implementação de políticas educacionais, como a educação bilíngüe intercultural, sobre a língua e o pensamento Garifuna, considerando que estas políticas promovem elementos sociolingüísticos relacionados à minorização lingüística. Para os propósitos deste estudo, a minorização lingüística é entendida como um processo social, político e cultural que envolve o papel de normas restritivas de uso social em relação ao idioma Garífuna, ou seja, que este idioma não pode ser usado em determinadas áreas, ao contrário das normas expansivas de uso características do idioma dominante em Honduras (espanhol). O estudo é baseado em uma hipótese, apoiada por uma estrutura teórica com uma abordagem histórico-cultural-decolonial crítica. Portanto, as estruturas de domínio não são exclusivas de realidades como a latino-americana ou hondurenha, onde historicamente coexistiram línguas, dialetos ou formas de pensar diferentes das chamadas línguas universais, como também é o caso em muitos países europeus.

https://doi.org/10.46652/pacha.v3i8.113
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