Desafios na regulamentação salvadorenha para uma abordagem abrangente do desaparecimento forçado
PDF (Español (España))
EPUB (Español (España))

Palavras-chave

Acesso à justiça; direitos humanos; desaparecimento forçado; El Salvador; impunidade; vítimas. Access to justice; human rights; forced disappearance; impunity, El Salvador; victims. Acceso a la justicia; derechos humanos; desaparición forzada; El Salvador; impunidad; víctimas.

Como Citar

Muñoz Zepeda, E. P. ., & Torres-Segovia, E. (2024). Desafios na regulamentação salvadorenha para uma abordagem abrangente do desaparecimento forçado. Pacha. Revista De Estudios Contemporáneos Del Sur Global, 5(15), e240351. https://doi.org/10.46652/pacha.v5i15.351

Resumo

O crime de desaparecimento forçado é uma grave violação dos direitos humanos que requer processos técnicos de investigação e determinação do paradeiro das pessoas desaparecidas, como mecanismos que permitam o exercício do direito de acesso à justiça. O objetivo da pesquisa foi determinar os fatores que limitam a garantia de acesso à justiça para as vítimas de desaparecimento no sistema judicial salvadorenho. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e transversal; o fenômeno foi abordado a partir da própria experiência e subjetividade dos participantes, por meio da aplicação de entrevistas focalizadas e de uma revisão documental aprofundada e sistemática. As categorias identificadas foram: desaparecimento de pessoas, estrutura legal, acesso à justiça, estrutura do órgão judicial, processo de acesso à justiça e resultado. Os principais resultados foram: a ressignificação do conceito de desaparecimento forçado, a identificação do surgimento de novos tipos de desaparecimentos no contexto pós-guerra: desaparecimento de pessoas devido à violência social, desaparecimento forçado e desaparecimento de migrantes. Esse aspecto é relevante, pois cada tipo de desaparecimento tem características específicas que requerem ações específicas para serem abordadas. Outro aspecto relevante foi determinar as deficiências do Estado em termos de processo, estrutura e resultados para garantir o acesso à justiça para as vítimas diretas e indiretas. E a falta de recursos adicionais para a investigação do crime, como a criação de um banco genético para o registro de casos de desaparecimento.

https://doi.org/10.46652/pacha.v5i15.351
PDF (Español (España))
EPUB (Español (España))

Referências

Amnistía Internacional. (2023). Desapariciones forzadas. https://lc.cx/aHYqhH

Comité para la Eliminación de la Discriminación contra la Mujer. (2015). Recomendación general núm. 33 sobre el acceso de las mujeres a la justicia.

Comité de los Derechos Humanos. (2022). Informe de OSC en seguimiento a las recomendaciones del Comité de Derechos Humanos.

Corte Penal Internacional. (1998). Estatuto de Roma.

Corte IDH. (1988). Caso Velásquez Rodríguez Vs. Honduras.

Duverger, M. (1970). Instituciones políticas y de derecho constitucional. Ariel.

Fundación de Estudios para la Aplicación del Derecho. (2021). La desaparición de personas y el contexto de violencia actual en El Salvador: una aproximación inicial.

Observatorio Universitario de Derechos Humanos. (2021). Informe anual 2021. El estado de los Derechos Humanos.

Oficina de las Naciones Unidas contra la Droga y el Delito UNODC. (2018). Protocolo De Acción Urgente Y Estrategia De Búsqueda De Personas Desaparecidas En El Salvador.

Creative Commons License

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Emma Patricia Muñoz Zepeda, Elizabeth Torres-Segovia

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...