O desejo de multiplicar a narrativa única do semi-árido brasileiro: uma metodologia de acompanhamento como uma prática coletiva, feminista e descolonial
Dossier | Epistemologías feministas del sur: producción, transmisión, gestión de conocimientos y saberes
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Palavras-chave

processos criativos; mulheres pedreiras; feminismos descoloniais; metodologia de acompanhamento; Sertão do Pajeú procesos creativos; mujeres pedreiras; feminismos descoloniales; metodología del acompañamiento; Sertão do Pajeú creative processes; pedreiras women; decolonial feminisms; accompaniment methodology; Sertão do Pajeú

Como Citar

Marugán Ricart, P. M. (2022). O desejo de multiplicar a narrativa única do semi-árido brasileiro: uma metodologia de acompanhamento como uma prática coletiva, feminista e descolonial. Pacha. Revista De Estudios Contemporáneos Del Sur Global, 3(9), e210143. https://doi.org/10.46652/pacha.v3i9.143

Resumo

Este artigo é dedicado à análise do processo criativo do TERRANE, que a artista Ana Lira desenvolve em diálogo com Dona Lourdes da Silva, Dona Luzia Simões e Cláudia Oliveira, mulheres pedreiras (operárias) do Sertão do Pajeú, estado de Pernambuco, Nordeste do Brasil. Pretendo examinar a metodologia do processo criativo, bem como a elaboração de um dos livros do artista; ao fazê-lo, procuro entender de que forma o artista e as pedreiras, em sua elaboração poético-política coletiva, questionam os imperativos do cânone moderno-colonial da arte e produzem uma epistemologia e uma ética situadas nas múltiplas condições daquele território. A análise deste texto está localizada na encruzilhada dos estudos culturais e feminismos descoloniais como um (não) campo de possibilidades teórico-criativas.

https://doi.org/10.46652/pacha.v3i9.143
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Copyright (c) 2022 Paola María Marugán Ricart

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