O hyphen ou a expressão de identidade erodida na narrativa da migração guineense-equatoriana
PDF (Español (España))
EPUB (Español (España))

Palavras-chave

Literatura hispano-africana; Migrações; Pós-colonial; Identidade, Globalização Hispanic-African Literature; Migrations; Postcolonial; Identity, Globalization Literatura Hispanoafricana; Migraciones; Poscolonia; Identidad, Globalización

Como Citar

Kone, T. (2021). O hyphen ou a expressão de identidade erodida na narrativa da migração guineense-equatoriana. Pacha. Revista De Estudios Contemporáneos Del Sur Global, 2(6), e21077. https://doi.org/10.46652/pacha.v2i6.77

Resumo

Os estudiosos reconhecem que a migração se tornou uma questão fundamental na vida política, social e imaginária das regiões "Tout-Monde". Há, portanto, um aumento inegável da migração intra-africana, transafricana e transcontinental. Além da migração Sul-Sul, há também a migração para a Europa/Oeste, que está atraindo ainda mais atenção da mídia de massa. Este artigo examina alguns aspectos teóricos e práticos da identidade do imigrante subsaariano pós-colonial, com base em dois romances guineense-equatoriano, Los poderes de la tempestad de Donato Ndongo e Nostalgia de un emigrante de Inocencio Engon. Por exemplo, o conceito de identidade é revisto e sua condição unitária e complexa/dinâmica é defendida. Além disso, depois de apontar "várias forças" que trabalham contra esta complexa realidade psíquica, mostra-se que a erosão da identidade básica ocorre tanto no colo da família quanto em uma situação de hyphen, ou seja, no contexto da migração.

https://doi.org/10.46652/pacha.v2i6.77
PDF (Español (España))
EPUB (Español (España))

Referências

Álvarez Méndez, N. (2010), Palabras desencadenadas: Aproximación a la teoría literaria postcolonial y a la escritura hispano-negroafricana. Prensas Universitarias de Zaragoza.

Bonn, C. (1995), Littératures des immigrations: Un espace littéraire émergent, Tome 1. L’Harmattan.

Engon Obiang Nsee, I. (2002). Nostalgia de un emigrante. Circulo de Democratas Hispano-Guineano.

Glissant, E. (1990). Poétique de la relation: poétique III. Gallimard.

Ndongo-Bidyogo, D. (2014). Los poderes de la tempestad. Assata Ediciones.

Ndongo-Bidyogo, D. (1997). Los poderes de la tempestad. Morandi.

Noiriel, G. (2001). Etat, nation et immigration: vers une histoire du pouvoir. Gallimard

Sayad, A. (1999). La double absence: Des illusions de l’émigré aux souffrances de l’immigré. Editions Seuil

Sayad, A. (2006). L’immigration ou les paradoxes de l’altérité. Editions Raisons D’agir

Creative Commons License

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Ténon Kone

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...