Resumo
Em muitos projetos de pesquisa antropológica realizados na Argentina, há uma proliferação de adjetivos que acompanham as palavras antropologia e etnografia. Comprometidos, colaborativos, militantes, entre outros rótulos, são adicionados aos títulos das publicações, delimitando o escopo ou explicitando os interesses da pesquisa. No fogo cruzado entre colegas que refletem sobre a adjetivação da etnografia e do trabalho antropológico e aqueles que apontam para a consolidação de mandatos disciplinares que sedimentaram um senso comum para a antropologia nacional associado com a necessidade de um compromisso profético. Proponho recuperar minha experiência de trabalho de campo no Departamento do Valle Fértil, a nordeste de San Juan, com baqueanos em um contexto montanhoso, para discutir o escopo metodológico das propostas que insistem em adjetivar o trabalho antropológico.
Referências
Balbi, F. A. (2012). La integración dinámica de las perspectivas nativas en la investigación etnográfica. Intersecciones en Antropología, 13(2), 485-499. https://n9.cl/nju2m
Blaser, M. (2019) Reflexiones sobre la ontología política de los conflictos medioambientales. América Crítica, 3(2), 63-79 http://dx.doi.org/10.13125/americacrit-ica/3991
Bourdieu, P. (2003). La objetivación participante. Trad. Paula Miguel Actes de la rechenhe en sciences sociales
Bourgois, P. (1990). Confronting the Ethics of Etnography: Lessons from fieldwork in Central América. Journal of Peace research, 27(1), 43-54. https://doi.org/10.1177/0022343390027001005
Castro Gómez, S., y Grosfoguel, R. (2007). Prólogo. Giro decolonial, teoría crítica y pensamiento heterárquico. En S. Castro Gómez y R, Grosfoguel, (Comp.), El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. (pp. 9-25). Siglo del Hombre Editores
De Souza Santos, B. (2009) Una epistemología del sur: la reinvención del conocimiento y la emancipación social. Siglo XXI-CLACSO.
Eldinho Dantas. (2010). Criolo Doido - Sucrilhos (HQ). [Archivo de video] YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=K66N55TTLY8
Elías, N. (1988). El Proceso de la civilización. Investigaciones sociogenéticas y psicogenéticas. Fondo de Cultura Económica de México.
Escolar, D. (2010). Acompañando al pueblo huarpe: Luchas de representación y control político en la institución de comunidades huarpes de Guanacache, Mendoza. En G. Gordillo y S. Hirsch (Eds). Movilizaciones indígenas e identidades en disputa en la Argentina. (pp. 173-206) La Crujía.
Escolar, D. (2017). Gendarmería los límites de la obediencia. SB.
Guber, R. (2010). El compromiso profético de los antropólogos sociales argentinos, 1960-1976. Avá. Revista de Antropología. 16, 1-21 https://n9.cl/n8619
Hathazy, P. (2010). Los caminos de la opacidad: accesibilidad y resistencia en el estudio de las organizaciones policiales como obstáculo y dato. En M. Sirimarco (Comp.) Estudiar la policía. Las miradas de las ciencias sociales sobre la institución policial. (pp. 139-177) Teseo.
Robben, A. C. G. M. (1996). Ethnographic Seduction, Tranference, and Resistance in Dialogues about Terror and Violence in Argentina. Ethos American Anthropological Association 24 (1), 71-106. https://doi.org/10.1525/eth.1996.24.1.02a00030
Rodríguez, M. (2020). Etnografía Adjetivada ¿Antídoto contra la subalternización? En L. Katzer y H. Chiavazza (Eds.) Perspectivas etnográficas contemporáneas en Argentina. (pp. 274-332). Universidad Nacional de Cuyo
Segato, R. (2013). La crítica de la colonialidad en ocho ensayos y una antropología por demanda. Prometeo.
Sirimarco, M. (2012). El policía y el etnógrafo (sospechado): disputa de roles y competencias en un campo en colaboración, Etnográfica. Revista do Centro em Rede de Investigacâo em Antropología, 16(2), 269-290. https://doi.org/10.4000/etnografica.1500
VictorJara73. (2009). El niño luchin - Victor Jara en vivo. [Archivo de video] YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=KVbLjyZD7uY
Visacovsky, S. (2005). El temor a escribir sobre historias sagradas. Memoria social, moralidad política y audiencias nativas en la Argentina. En S. Frederic y G. Soprano. (Comps.) Cultura y política en etnografías sobre la Argentina, (pp.271-313), Editorial Universidad Nacional de Quilmes
Zea, L. (1989). La filosofía americana como filosofía sin más. Siglo XXI Editores.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Diego Javier Garcés