Resumo
O presente trabalho de pesquisa foi elaborado considerando as dificuldades de leitura e escrita no terceiro ano da Educação Básica Geral da Unidade Educativa "Manuel Sebastián Vanegas Pacheco", da paróquia de Molleturo, estudantes que por diversas situações não conseguiram sustentar ou, por sua vez, desenvolver as habilidades lingüísticas e comunicativas, Isto se tornou um processo complexo que tem impedido a aquisição de novos conhecimentos e aprendizado ideal, razão pela qual surge a necessidade do uso de ferramentas de gamificação como o Quizz e o Genially, a fim de desenvolver o aprendizado na leitura e na escrita através destas plataformas inovadoras de gamificação. A metodologia utilizada foi quase-experimental e transversal, com uma abordagem metodológica qualitativa utilizando uma folha de observação. Foi feita uma comparação de meios, onde os resultados refletem que o uso da gamificação aplicada nestes dois programas deu um resultado positivo, por esta razão pode ser indicado que as crianças estavam muito interessadas em aprender através destas ferramentas e assim o objetivo de aprendizagem foi alcançado, que era fazer com que os alunos reconhecessem algumas sílabas, escrevessem e lessem palavras, frases e frases curtas. É por isso que, vendo o sucesso do uso das ferramentas de gamificação utilizadas, é necessário implementá-las nas demais áreas de estudo para que mais professores possam implementar essas estratégias metodológicas em suas aulas e os alunos possam aprender de forma divertida.
Referências
Acero, M. (2015). Implementación de un programa de actividades lúdicas para el desarrollo de la motricidad fina y gruesa, en niños de educación inicial de 4 a 5 años de la Unidad Educativa Luis Roberto Chacón del cantón Cañar [Trabajo de Titulación, Universidad Politécnica Salasiana]. Repositorio Institucional https://cutt.ly/EBuCtAG
Aguirre, R. (2000). Dificultades de aprendizaje de la lectura y la escritura. Educere, 4(11),147-150. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=35601102
Creatividad.com. (2022). Que es y para que sirve Genially. https://n9.cl/luk9h
Díaz, P. (2018). El Aprendizaje Afectivo y la Gamificación en Escenarios de Educación Virtual. Información Tecnológica, 29(31). https://n9.cl/5gwz6
Escuela Nacional de Administración Pública (Perú). (2017). Herramienta para elaborar actividades de aprendizaje Quizizz Tutorial Básico. Servir-Autoridad Nacional Del Servicio Civil. https://cutt.ly/kBuCGQP
Esquivel, P., Villa. F., Guerra, G., Guerra, C., y Rangel, E. (2018). El aprendizaje colaborativo como estrategia didáctica para el mejo-ramiento de la Comprensión lectora. Cultura. Educación y Sociedad 9(3), 105-112. http://dx.doi.org/10.17981/cultedusoc.9.3.2018.13
Fernández, J. G. N. (2020). Las Metodologías Didácticas Innovadoras Como Estrategia para Afrontar Los Desafíos Educativos Del Siglo XXI. S. L. Dykinson.
Figueroa, A. (1991). La Lectura en otro espacio. Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes. https://n9.cl/abcz9
Ibarra-Berrones, E. (2021). Objetos virtuales de aprendizaje como estrategia didáctica de enseñanza de la matemática en estudiantes de primero de bachillerato del colegio “Bernardo Dávalos León”, septiembre- diciembre de 2020 [Tesis de Maestría, Universidad Nacional de Chimborazo]. Repositorio Institucional https://n9.cl/mi6wx
Juárez-Bolaños, D. (2012). Educación rural en Finlandia: experiencias para México. CPU-e, Revista de Investigacio?n Educativa, 15, 140-154. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=283123579008
Martínez-Navarro, G. (2017). Tecnologías y nuevas tendencias en educación: Aprender jugando. El caso de Kahoot. Opcion, 33(83), 252–277.
Myriam, C. O. (2020). Factores que causan dificultad en la comprensión lectora. International Journal of Hypertension, 1(1), 1–171. https://n9.cl/sf6qr
Naranjo Rondón, G., & Gutierrez Ramos, E. (2019). Influencia de la gamificación para fomentar el hábito de lectura en los niños. Revista Tecnología Educativa, 3(2). https://tecedu.uho.edu.cu/index.php/tecedu/article/view/97
Navia Murcia, R. (2016). Historia, escritura y acontecimiento. Historia y grafía, 46, 15-52. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7352500
OECD. (2022). Económico, Organización para la Cooperación y Desarrollo. https://www.oecd.org/acerca/
Pernia, H., & Mendez, G. (2018). Estrategias de comprención lectora?: experiencia en educación primaria. Educere, 22(1996), 2003. https://n9.cl/fam5c
Romero, J. F., y Lavigne Cerva?n, R. (2009). Dificultades en el Aprendizaje: Unificación de Críterios Diagnósticos. TECNOGRAPHIC, S.L. https://cutt.ly/fBuNLIA
Russell, I. G. (2002). La lectura en la Era Digital. Biblioteca Universitaria: Revista de la Dirección de Bibliotecas de la UNAM, 5,(1), 11-15 https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4293328
Simonetworktv. (2013, 16 de octubre). Alejandro Piscitelli–SIMO Educación 2013 (conferencia íntegra) [video]. YouTube. https://n9.cl/40jm5
UNESCO. (2022). Unesco. https://www.unesco.org/es
Valverde, Y. (2014). Lectura y escritura con sentido y significado, como estrategia de pedago?gica en la formacio?n de maestros. Revista Fedumar Pedagogi?a y Educacio?n, 1(1), 71-104. https://actiweb.one/educadora_andrea_reyes/archivo6.pdf
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Juan Carlos Ramírez Vallejo, Sandra Elizabeth Mena Clerque